Como prometido, listarei um breve histórico do desenvolvimento do jogo Trick or Treat desde sua versão de tabuleiro.
Tudo começou na aula de Game Design II quando foi proposta a ideia de criar um jogo de tabuleiro que adicionasse mais jogabilidade ao automático jogo Escadas e Escorregadores. Nesse momento, criamos uma mecânica onde personagens possuiriam habilidades de acordo com uma classe específica. Nesse momento, restava apenas a criação de um tema que correspondesse à ideia inicial.
É importante ressaltar que a equipe envolvida foi eu (Ráfagan), Keli e Rafael Henrique Chaves de Oliveira, também nosso colega de classe.
Voltando ao tema, resolvemos desenvolver o jogo encima de temas de halloween, colocando monstros encenados nessa época do ano em ação no tabuleiro, estudando possíveis rivalidades entre os mesmos, habilidades e fraquezas, resultando em um jogo com aspectos de difícil balanceamento.
Finalizada essa fase, passamos a trabalhar encima do layout e das regras. O esquema do tabuleiro basicamente se resume em casas específicas onde é possível se escolher qual classe se transformar quando o peão do jogador chegar à mesma. Também optamos por deixar a classe HUMANO como default, criando também pontos no tabuleiro para o jogador eventualmente voltar a ser humano ao "cair" nesse espaço.
Definido o layout, o tipo das casas, o esquema de movimentação (pelo dado) e o número mínimo e máximo de jogadores (entre 2 e 8), restava balancear as habilidades dos personagens. Esse balanceamento foi feito através de vários playtests e de uma técnica interessante sugerida pelo professor Arthur de estimar habilidades por meio de atribuição de pontos. Quanto maior fosse os pontos, mais "apelão" seria a habilidade.
Outro aspecto a se considerar no balanceamento foi as fraquezas de cada personagem. Poderia haver um personagem com uma poderosa habilidade, mas com múltiplas fraquezas, tornando o jogo mais interessante.
Enfim, estes foram os principais detalhes da fase de produção inicial do jogo. No próximo tópico, minha parceira Keli irá mostrar o layout do tabuleiro e quais são as classes possíveis de se escolher no jogo. Por fim, falarei em um último tópico sobre o processo inicial de desenvolvimento da versão digital do game...
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela Participação!!!